Imagem capa - Retratos por Sofia Costa Fotografia
Retratos

Retratos

O ano de 2019 começou com muito trabalho, felizmente mas apeteceu-me fazer uma pequena pausa para fazer um post dedicado ao retrato. Porque eu adoro, aliás é o que mais amo fazer na fotografia, retratos!


Ainda antes de surgir a fotografia, já os retratos eram muito apreciados na pintura, para retratar famílias e figuras geralmente poderosas.

Sobre a surgimento do retrato como fotografia teria muito para contar aqui mas falarei disso num outro post. 


Os retratos transmitem o olhar, os gestos, tudo o que identifica o estado de espírito de uma pessoa. Eu pessoalmente gosto de fotografar retratos porque tenho sempre como maior desafio captar "aquele" olhar... foi por muito facilmente conseguir fazer retratos espontâneos das pessoas que fotografava, amigos, família, que comecei a sentir uma grande vontade de o fazer profissionalmente.


Quando entrei na vertente mais profissional percebi que havia muito para a prender sobre o retrato. Percebi também que não basta esperar que a pessoa descontraia e apanhar o momento certo. Há técnicas, muitas técnicas de direção, para orientar a pessoa a ser fotografada de forma a que ela não se sinta perdida. Comecei então a devorar vídeos, artigos e livros sobre técnicas e composição, direção e tudo o que envolve fazer um bom retrato. Fiz vários cursos e workshops também porque não há como aprender com quem tem mais experiência e com quem quer partilhar os seus conhecimentos.


O retrato em estúdio envolve toda uma preparação de luzes, estudo de enquadramento e eu gosto disso. Há uns anos desafiei-me a fotografar mães. Montei o estúdio em minha casa e convidei algumas amigas, mães, para as fotografar. O meu objetivo era fazer com que elas se sentissem modelos de capa de revista :)

Confesso que amei o resultado final!






Entretanto comecei a fazer retratos femininos, única e simplesmente de valorização pessoal e foi um trabalho extremamente gratificante porque as clientes que me contactavam queriam fotos para elas... para se sentirem especiais.







Mais recentemente tenho feito retratos para uso profissional. É um trabalho desafiante por toda a mensagem que é necessário passar e tudo depende da profissão dos clientes que estou a fotografar, é completamente diferente de retratos de família, por exemplo.









Sabem o que me deixa verdadeiramente feliz? A felicidade das pessoas que fotografo e as palavras que recebo de agradecimento. Eu sinto-me um sortuda por trabalhar com algo que é belo e deixa os outros felizes! Definitivamente sou apaixonada por retratos!


Sofia